Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Total de Visitas: 189290    
Online: 11
 
Câmara Municipal de Paranaguá
 
Data: 06/12/2018 Hora: 13:54:23
TÍTULOS HONORÍFICOS: Sessão solene homenageou cônsules, capitão dos portos e a 1ª motorista de ônibus de Paranaguá

 

A Câmara Municipal de Paranaguá realizou na noite desta quarta-feira, 5, uma sessão solene para a entrega de três títulos de cidadania honorária e um título de honra ao mérito a pessoas de destaque da sociedade parnanguara. A cerimônia foi marcada pela presença de autoridades paraguaias, como o embaixador do Paraguai Carlos Freitas, e o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

Os homenageados da noite foram os cônsules do Paraguai, Edgar Patiño Guerrero, e de Senegal, Ozeil Moura dos Santos; além do Capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira da Silva. Todos eles receberam o título de Cidadania Honorária. Já a primeira mulher a dirigir um ônibus do transporte coletivo no município, Arlete Lopes dos Santos, foi agraciada com o título de Honra ao Mérito.

O vereador Nilo Monteiro, propositor do decreto legislativo para a concessão de cidadania honorária aos cônsules do Paraguai e Senegal, destacou a importância da diplomacia e dos laços criados entre o município de Paranaguá e os países representados pelos seus respectivos diplomatas para o crescimento cultural, social e econômico da cidade. "No caso do cônsul do Paraguai, Edgar Patiño Guerrero, ele intensificou a nossa relação cultural com o país vizinho ao trabalhar em cima do projeto de levar parnanguaras a estudar em universidade públicas do Paraguai. Temos dezenas de jovens que hoje lecionam no ensino superior de universidades federais do Paraguai graças aos esforços do cônsul Edgar Patiño.

Já o Cônsul de Senegal, Ozeil Moura dos Santos, é o responsável pela geração de centenas de empregos dentro da nossa atividade portuária. "Muitos não sabem, mas o cônsul Ozeil reuniu empresários com negócios no continente africano para exportar via porto de Paranaguá e Antonina. É uma pessoa ligada ao movimento negro e que tem em sua raiz o dinamismo pelo trabalho e desenvolvimento da cultura afro em nossa região", disse.

O presidente da Casa de Leis, Marquinhos Roque, fez a entrega do título de cidadania honorária ao capitão dos portos do Paraná, Germano Teixeira. "É muito importante reconhecer o trabalho do capitão Germano e da Marinha do Brasil em Paranaguá, pois foi alguém que se diferenciou no trabalho junto à capitania, uma vez que buscou se unir aos demais poderes constituídos da cidade para trabalhar em prol da sociedade local. Ou seja, buscou ser um parnanguara de fato, mas agora é um parnanguara de direito", observou o presidente da Câmara.