Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Total de Visitas: 107898    
Online: 3
 
Câmara Municipal de Paranaguá
 
Data: 28/07/2017 Hora: 15:40:00
Câmara entrega títulos de honraria e cidadania honorária em sessão solene

 

A Câmara Municipal de Paranaguá realizou a entrega de títulos de Cidadão Honorário e de Honra ao Mérito para pessoas que muito fazem ou fizeram pelo município. Os homenageados foram o empresário José Carlos Borba; o engenheiro Reilly Algodoal, o mestre de fandango Nemésio Costa; o capoeirista Geraldo Ferreira da Silva (Mestre Bacico); o senhor José Luiz Hespanha; o pastor da Igreja Adventista Ronaldo Marcelo Zadra e a chefe da 1ª Regional de Saúde Ilda Nagafuti. Outro homenageado da noite foi o professor de artes marciais Ocimar Costa (não compareceu).

 

ILDA NAGAFUTI (Cidadã Honorária)

Enfermeira, filha de José Nagafuti e Tereza Nagafuti, iniciou, em 1983, as suas atividades na área da saúde no antigo Hospital Infantil Dr. Antonio Fontes. Funcionária dedicada e destacada, ela logo assumiu a função de Enfermeira Chefe do referido hospital. Em 1989, passou a fazer parte da Fundação Estadual Caetano Munhoz da Rocha, hoje chamada de Secretaria Estadual de Saúde. Em 2015, Ilda foi escolhida como a melhor dirigente de entidade estatal do Litoral.  E, desde 2016, está à frente do trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegipty em todo o nosso Litoral.  

 

MESTRE BACICO (Honra ao Mérito)

Geraldo Ferreira da Silva, conhecido na capoeira como Mestre Bacico, é natural de Paranaguá.  O Mestre de Capoeira é formado pelo Centro paranaense e é reconhecido pela Federação Paranaense de Capoeira e pela Liga Brasileira de Capoeira como um dos mais renomados representantes do meio esportivo e cultural.

 

AÇÃO SOLIDÁRIA ADVENTISTA (Honra ao Mérito)

A Ação Solidária Adventista (ASA), entidade que recebeu o Título de Honra ao Mérito, consiste nas múltiplas iniciativas solidárias e serviços de assistência social que a igreja Adventista realiza em Paranaguá, através da sua liderança e dos membros em favor de seus semelhantes. Suas ações são baseadas nos princípios bíblicos e nas orientações do Espírito de Profecia, comentados. Em resumo, a Ação Solidária Adventista é um ramo das atividades missionárias da referida Igreja. O pastor Ronaldo Marcelo Zadra foi quem recebeu a homenagem em nome da ASA.

 

MESTRE NEMÉSIO (Honra ao Mérito)

Nemésio Costa é um dos homens parnanguaras que orgulham a cultura local. Mestre do grupo de fandango Pés de Ouro desde o ano de 2001, ele acredita no futuro de Paranaguá, terra onde passou a residir desde 1986 e onde construiu sua família e fez muitos amigos. O Fandango Caiçara é, na atualidade, um patrimônio cultural brasileiro e o Grupo de Fandango Pés de Ouro, que tem como líder o Mestre Nemésio, é um dos responsáveis por esta conquista.