Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Total de Visitas: 144354    
Online: 4
 
Câmara Municipal de Paranaguá
 
Data: 16/04/2018 Hora: 16:15:00
Cultura indígena será debatida na Ilha da Cotinga
Foto:Juliana usou a tribuna e fez convite à população

Nos dias 17 e 18, na Ilha da Cotinga, acontece um evento voltado à divulgação e celebração da cultura indígena. No dia 17 (terça-feira), a programação é fechada e voltada às discussões relacionadas ao momento indígena no País, destacando principalmente aos avanços e os atrasos em termos de políticas públicas nos últimos anos. Devem participar deste momento diversas lideranças indígenas de localidades como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Já na quarta-feira, 18, a comunidade está convidada a participar. E para incentivar as visitas na ilha da Cotinga, um barco estará disponível para a população se dirigir à ilha. A embarcação tem saída marcada para às 10h, do trapiche da Rua da Praia, e o retorno para às 17h.  Segundo a representante da Associação Indígena do Litoral, Juliana Kerexo, da tribo Guarani, a ocasião será oportuna para que todos conheçam a culinária típica da aldeia, bem como adquiram artesanatos feitos pelos índios. "Teremos a apresentação de um coral indígena, oficina de pintura corporal, além de dança e muita roda de conversa sobre a cultura indígena", explicou a monitora da fauna da ilha da Cotinga.

Como forma de expor o assunto, a jovem fez uso da tribuna e também destacou o que para ela significa ser alguém pertencente a uma tribo indígena. "Nós entendemos que fazemos parte de um todo, em que é preciso  respeitar o próximo e a natureza. O índio é alguém que entende que ninguém está acima do outro", discursou.

Após falar na tribuna, a comunidade indígena conversou com o presidente da Casa de Leis, Marquinhos Roque, o qual destacou a importância da exposição da cultura indígena em toda a cidade. "O que pudermos fazer para contribuir com a qualidade de vida dos índios de nossa região, assim faremos", declarou, deixando aberto um convite para que as lideranças indígenas busquem no legislativo parnanguara apoio para possíveis demandas na esfera política.

As celebrações do dia 17 e 18, na Ilha da Cotinga, fazem parte dos festejos relacionados ao Dia do Índio, no dia 19.

 

Data: 16-04-2018 16:15:00


2018 © Todos os direitos reservados